AMOR NA TEOLOGIA JOANINA:
UM ENSAIO DO AMOR SACRIFICIAL DE DEUS E O AMOR FRATERNAL ENTRE OS IRMÃOS
Palavras-chave:
teologia joanina, amor, Deus, sacrifício, quarto evangelhoResumo
O artigo explora a teologia joanina sobre o amor, destacando duas principais manifestações: o amor de Deus por meio de Cristo e o amor fraternal entre os cristãos. João enfatiza que o amor divino é evidenciado na entrega sacrificial de Jesus na cruz (João 3:16), um ato que reflete a essência de Deus e sua vontade de salvar a humanidade. Este amor não é abstrato; é concretizado em ações, e a fé no Filho de Deus traz vida eterna. Além disso, o artigo aborda o amor fraternal como uma extensão do amor divino, sublinhando que, assim como Deus sacrificou seu filho, os cristãos são chamados a demonstrar amor sacrificial entre si. João escreveu suas cartas para combater heresias que ameaçavam a verdade e a união na igreja, afirmando que o amor deve se manifestar em ações concretas e não apenas em palavras. Assim, a essência do viver cristão na teologia joanina é um amor que se sacrifica e se doa, sendo a marca distintiva de quem conhece a Deus.
Referências
BÍBLIA. Almeida, João Ferreira de, trad. 2017. Nova Almeida Atualizada. Edição Revista e Atualizada. 3a edição. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017.
BLOMBERG, Craig L. Introdução de Atos a Apocalipse. São Paulo: Vida Nova, 2019.
CALVINO, João. Evangelho Segundo João. Primeira Edição. Vol. 1. Série Comentários Bíblicos. São José dos Campos, SP: Editora FIEL.
CARSON, D. A.; MOO, Douglas; MORRIS, Leon. Introdução ao Novo Testamento. 2. ed. São Paulo: Vida Nova, 2017.
STOTT, R. W. John. I, II, III João: Introdução e Comentário. 3. ed. São Paulo: Sociedade Religiosa Edições Vida Nova e Associação Religiosa Editora Mundo Cristão. 1988.
WRIGHT, T. Nicholas. Evangelhos para Todos. 1. ed. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2020.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Diego Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

