UMA ANÁLISE EXEGÉTICA E PASTORAL DO SALMO 128:
A CANÇÃO DE SABEDORIA QUE REFLETE SOBRE OS BENEFÍCIOS DAQUELES QUE TEMEM A DEUS
Palavras-chave:
Benefícios, Sabedoria, Teme a Deus, TemorResumo
O objetivo foi desenvolver uma análise exegética e pastoral no Salmo 128. E com esse objetivo em mente descobriu-se que aqueles que temem a Deus e andam nos seus caminhos gozam de benefícios, que são bênçãos graciosas que refletem na vida profissional, familiar, social e física do crente piedoso. O questionamento levantado diz respeito à maneira como o cristão pode alcançar o sucesso profissional, familiar e o prestígio social para glória de Deus? Constatou-se que em consequência à vida nos ensinamentos da palavra de Deus pode-se desfrutar de muitos privilégios. Utilizou-se do método hermenêutico de interpretação bíblica, especificamente o histórico gramatical e do método dedutivo. E através da abordagem qualitativa e do tipo de pesquisa bibliográfica buscou-se, ainda, explicar os resultados obtidos. Os referenciais teóricos foram Archer Jr (2012), Osborne (2009), Robertson (2019) e Futato (2011). Entendeu-se que todos os tementes a Deus que andam ativamente conforme as suas instruções consequentemente e, não em razão disso, terão muitos benefícios, que se estendem às mais diversas áreas da vida cristã.
Referências
ARCHER JR, Gleason L. Panorama do Antigo Testamento. 4ª ed.. Traduzida por Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2012.
BIBLE, interlinear. . Acesso em 7 out. 24.
BÍBLIA, Hebraica. Stuttgartensia. Barueri: SBB, 1997.
BÍBLIA, português; inglês. Estudo Nova versão internacional. São Paulo: Editora Vida, 2003.
DORSEY, David A,. Estrutura literária do Antigo Testamento. comentário de Gênesis a Malaquias. São Paulo: Edições Vida Nova, 2024.
FEE, Gordon D; STUART, Douglas. Entendes o que lês. 3ª ed.. Traduzida por Gordon Chown; Jonas Madureira. São Paulo: Vida Nova, 2011.
FRAME, John M., A doutrina da vida Cristã. São Paulo: Cultura Cristã, 2013.
FUTATO, Mark D.Interpretação dos Salmos. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2016.
LASOR, William Sanford; HUBBARD, David; BUSH, Frederic W. Introdução ao Antigo Testamento. 2ª ed.. Traduzida por Lucy Yamakami. São Paulo: Vida Nova, 2002.
MERRIL, Eugene H., História de Israel no Antigo Testamento. Rio de Janeiro, CPAD, 2002.
OSBORNE, Grant R. A espiral hermenêutica. Traduzida por Daniel de Oliveira et al. São Paulo: Cultura Cristã, 2009.
PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. Santa Maria: UFSM, 2018.
ROBERTSON, Palmer. Estrutura e teologia dos salmos: uma proposta corajosa e estimulante para ler o saltério. São Paulo: Cultura Cristã, 2019.
SILVANO, Zuleica. Introdução à análise poética de textos bíblicos. São Paulo: Paulinas, 2014.
VANGEMEREN, Willem A. org. Novo Dicionário Internacional de Teologia e Exegese do Antigo Testamento. São Paulo: Cultura Cristã, 2011.
VIRKLER, A. Henry. Hermenêutica avançada: princípios e processos de interpretação bíblica. Traduzida por Luiz Aparecido Caruso. São Paulo: Editora Vida, 1987.
ZAMBELLO, Aline Vanessa Zambello et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico (org.) MAZUCATO, Thiago Mazucato. Penápolis: FUNEPE, 2018.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Genilson Rodrigues de Araújo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

