O CULTO BATISTA: UMA PERSPECTIVA CIRCULAR/INTEGRADA
Palavras-chave:
culto, particular, coletivo, batistaResumo
O culto cristão acontece de forma particular ou coletiva, sendo a primeira aquela que acontece no íntimo de cada um, se mostrando menos para o exterior, enquanto que a segunda acontece dentre os cristãos e de maneira quase sempre pública. O presente artigo busca apresentar e analisar o culto coletivo em quatro aspectos: direção, músicas, oração e pregação, apresentando duas formas de organizar a dinâmica do culto (ordem do culto) – uma linear e não integrada e outra circular e integrada – a partir da perspectiva da rotina executada na maioria das igrejas batistas ligadas à Convenção Batista Brasileira.
Referências
BÍBLIA. Bíblia Sagrada: versão Almeida Corrigida Fiel. Tradução de João Ferreira de Almeida. São Paulo: Sociedade Bíblica Trinitariana
do Brasil, 2020. 1536 p.
CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Declaração Doutrinária. Disponível em: https://convencaobatista.com.br/site/pagina.php?MEN_ID= 22 . Acesso em: 05 mar. 2024.
PEIXOTO, Pr. Leandro B.O. Culto de uma igreja bíblica: para quê e como deve ser o culto da igreja local? Segunda Igreja Batista em
Goiânia, 28 nov. 2021. Disponível em: www.sibgoiania.org. Acesso em: 05 mar. 2024.
PESSOA, Felinto; MIRANDA, Valtair Afonso. História do Cristianismo I (Livro-texto). Rio de Janeiro: FABAT.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Gilcimar de Macêdo Negreiros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

