A VOCAÇÃO DE JEREMIAS SEGUNDO OS CONTEXTOS HISTÓRICO, LITERÁRIO E TEOLÓGICO
Palavras-chave:
Vocação Profética, Jeremias, Análise Teológica, Análise Histórica, Análise LiteráriaResumo
O livro do profeta Jeremias é uma das mais complexas obras do Antigo Testamento bíblico. A complexidade pode ser percebida em 3 (três) campos diferentes – textual ou literário, histórico e teológico. O processo de elaboração do texto que hoje temos em mãos, passou por diferentes fases e contou com a participação de inúmeros participantes dedicados à interpretação, redação, diagramação e tradução. Jeremias nos apresenta um compêndio de diferentes gêneros literários, parecendo por vezes desconexos, podendo traduzir aos leitores incautos um senso de desordem e complexidade aleatória. Outra insigne assinatura do legado do profeta em sua obra, reside no fato de Jeremias, diferente de todos os outros profetas bíblicos, revelar-nos suas emoções, angústias, dúvidas e anseios. O processo segundo o qual foi chamado ao ministério profético e a íntima correlação existente na herança de seu passado familiar revelam o propósito de Deus na seleção de Jeremias. Imerso em um contexto de severa crise política, religiosa e posicionado no entrechoque das guerras expansionistas das potências da época, Jeremias é a voz profética que insiste em conclamar o seu povo a retornar à obediência e à fidelidade ao Senhor Deus dos judeus. Assim, é por meio da análise dos aspectos literários, históricos e teológicos da obra do profeta que se pode ter uma medida fidedigna do chamado, da vida e obra de Jeremias.
Referências
ANDIÑACH, P. Introdução hermenêutica ao Antigo Testamento. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2015, p.25-35.
ANDIÑACH, P. Introdução hermenêutica ao Antigo Testamento. São Leopoldo: Sinodal/EST, 2015, p.243-258.
AMARAL, Fabiano Francisco. Manual de Normas Técnicas Acadêmicas e Cientí-ficas da FABAPAR. Curitiba: FABAPAR, 2018, p.164-171.
BÍBLIA. Português. Jeremias 4:1. In: TODA A. Bíblia de Estudo Colorida. Nova Ver-são Internacional. São Paulo: BV Films Editora, 2014.
BÍBLIA. Português. Jeremias 6:2. In: TODA A. Bíblia de Estudo Colorida. Nova Ver-são Internacional. São Paulo: BV Films Editora, 2014.
BÍBLIA. Português. Romanos 8:28. In: TODA A. Bíblia de Estudo Colorida. Nova Versão Internacional. São Paulo: BV Films Editora, 2014.
FEE, Gordon; STUART, Douglas. Entendes o que lês? São Paulo: Vida Nova, 1991. p. 130.
HARRISON, R.K. Jeremias e Lamentações: Introdução e Comentário. São Pau-lo: Mundo Cristão, 1980, p.11-43.
MICHAELIS. Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Versão 3.1. Melhora-mentos Ltda. 2010-2017.
SKINNER, John. Jeremias: Profecia e Religião. São Paulo: Aste, 1961, p.29-43.
WENHAM, Gordon. Jeremias. Em: CARSON, D.A. (et.al.). Comentário bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009, p.1014-1020.
WISEMAN, Donald. Jeremias. Em: BRUCE, F.F. (ed.) Comentário bíblico NVI. São Paulo: Vida, 2012, p.735-740.
Downloads
Publicado
Licença
Copyright (c) 2025 Rodrigo Souza Lopes de Abreu

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores têm permissão para depositar seus trabalhos em páginas pessoais, repositórios e/ou portais institucionais após (pós-print) a publicação na Revista.
No depósito de trabalhos com múltipla autoria o depositário garante a obtenção de todas as permissões de direito autoral de outros autores para a submissão.
A revista permite que os autores depositem o artigo com o mesmo formato do editor em um repositório institucional e em repositórios não comerciais, publicar em um livro, postar em blogs e redes sociais pessoais (conforme o arquivo original publicado no periódicos), com um reconhecimento de sua publicação inicial neste periódico e informações bibliográficas completas (autores, título do artigo, título do periódico, volume, fascículo, páginas e link do DOI do artigo). O artigo deve conter também o tipo de licença atribuída para publicação no periódico.
A revista é uma publicação de Acesso Aberto, todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Todos podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, vincular os textos completos dos artigos e demais escrito, ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a Licenças Creative Commons 4.0, Sete Licenças Creative Commons BY, NC, ND, utilizada pela revista. Esta definição de acesso aberto está de acordo com a Iniciativa de Acesso Aberto de Budapeste (BOAI).

