AUTOAVALIAÇÃO COMO FATOR DE APRENDIZADO ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO CRISTÃO
Palavras-chave:
Autoavaliação, Gestão, Excelência, Instituição educacional confessionalResumo
A proposta do artigo é demonstrar a relevância da prática sistemática da autoavaliação em instituições de ensino cristão, considerando seus elementos chaves tais como a Bíblia; a teologia bíblica; a cosmovisão cristã bíblica e a busca pela excelência da gestão. Procurou-se, também, ressaltar a autoavaliação como um fator de aprendizado, além dos benefícios e impactos positivos para a qualidade em instituições de ensino cristão e investigar a relação direta entre avaliação e autoavaliação. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica, fundamentada em uma perspectiva qualitativa por meio do método dedutivo. Os resultados revelaram a escassez de literatura sobre avaliação e autoavaliação em instituição educacional confessional. Todavia, o estudo demonstrou a viabilidade de transferência dos princípios de gestão organizacional, alicerçados em modelos de gestão amplamente reconhecidos para os princípios cristãos. A (auto-)avaliação compreende uma prática que deve ser incorporada visando não somente a melhoria do desempenho dos educandos, mas a garantia da saúde institucional como um todo, considerando os aspectos organizacionais e o desenvolvimento pessoal de todos os colaboradores, a fim de assegurar perenidade e sustentabilidade do “negócio” educação cristã. Concluiu-se que os modelos de gestão aplicados à administração podem ser aplicados às instituições de ensino cristão, contribuindo para a busca contínua pela excelência e promoção da sua credibilidade e sustentabilidade.
